Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso
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Artigo

INTIMIDADE CONSTRUÍDA ENTRE LEITOR E AUTOR NA NARRATIVA: ASPECTOS COGNITIVOS

Higor de Souza Gomes, Carlos Alberto Turati

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Resumo

O texto narrativo tem a particularidade de trabalhar complexamente uma relação entre sensações, emoções, sentimentos e concepções. Assim, não é raro observar leitores que se sentem íntimos do autor, como alguém que vive experiências similares. É comum a troca do narrador pelo autor e de tal modo o desenvolvimento de empatia pela pessoa idealizada, bem como a identificação cognitiva e afetiva ao ponto de o leitor encontrar no autor um amigo. Isso ocorre porque a amizade é um fator de bem estar subjetivo e, em muitos casos, de recompensa social. Observa-se que essa relação é construída desde as primeiras leituras quando se formam modelos cognitivos de satisfação leitora pelas práticas pedagógicas de incentivo à leitura, de modo que tal relação possa ser um importante elemento de formação do leitor. Ante isso, esta pesquisa teve por objetivo investigar como fatores cognitivos, esquemas e modelos individuais e sociais, podem contribuir para que o leitor construa para si a ideia de amizade ou intimidade com o autor em textos narrativos, mais especificamente, literários. Para desenvolver o objetivo, realizou-se o estudo exploratório-descritivo de modo a gerar um corpus representativo de dados, os quais foram selecionados em páginas da internet que tratam de obras literárias. O estudo teve como base teórica a semântica cognitiva prototípica de George Lakoff e estudos do signo e da enunciação de Volóchinov. Como resultado, foi possível identificar um conjunto de modelos idealizados de leitura, leitor e autor que motivam uma relação parassocial do leitor com o autor.

Palavras-chave: Leitura; Amizade entre Leitor e Autor; Fatores Cognitivos.

Palavras-chave

Leitura; Amizade entre Leitor e Autor; Fatores Cognitivos.

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Submetido em:
11/11/2023

Aceito em:
18/12/2023

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