DISCURSO EM ANÁLISE: A COMPLEXIDADE DAS ATIPICIDADES NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Elisângela Amorim Sá, Thiago Barbosa Soares
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte das experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - São Luís, numa escola da rede pública da cidade. O estudo é de natureza qualitativa, amparado na teoria da complexidade e do pensamento complexo (MORIN 2005) e dos mecanismos da Análise do discurso que ajudam na percepção e na construção de sentindo referente as análises concernentes a subjetivação dos sujeitos e seus discursos diante as dificuldades no tempo e espaço registrados neste texto. Tomam-se os registros de campo da residente/autora para análise das práticas e metodologias utilizadas no período de novembro de 2020 a abril de 2022. Os dados indicam que as estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais durante o ensino remoto emergencial auxiliaram professores e residentes durante esse período, agregando para o processo de ensino e aprendizagem em decorrência da urgência do sistema Educacional em aliar tecnologias digitais direcionadas para o estudo emergencial e remoto.
Palavras-chave
Referências
BUNDE, Mateus. Multiverso. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/multiverso. Acesso em: 26 de abril de 2022.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo, SP: Escuta, 1998.
JUNIOR, João Batista Bottentuit et al. Docência online em tempos de pandemia (covid 19): um estudo exploratório sobre a prática docente. International Journal of Development Research, v. 10, n. 10, p. 41385-41393, 2020. Disponivel em : https://www.journalijdr.com/doc%C3%AAncia-online-em-tempos-de-pandemia-covid-19-um-estudo-explorat%C3%B3rio-sobre-pr%C3%A1tica-docente . Acesso em : 16/08/2020.
KASTRUP, Virgínia. O Devir-Criança e a Cognição Contemporânea Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, n 13 v.3, pp.373-382 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000300006 Acesso em 10/12/2023.
MORIN, Edgar; Introdução ao pensamento complexo. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
SAITO, Heloisa Toshie Irie; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. Trabalho docente na educação infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino. Imagens da Educação, v. 8, n. 1, p. e 39310, 13 mar. 2018. Disponível em: Trabalho docente na educação infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino | Imagens da Educação (uem.br) Acesso em: 20/04/2022.
SOARES, Thiago Barbosa. Composição discursiva do sucesso: efeitos materiais no uso da língua. Brasília: EDUFT, 2020.
SOARES, Thiago Barbosa (org). Pesquisas em Análise do Discurso: produções do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GESTADI). São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2023.
Submetido em:
09/05/2024
Aceito em:
02/06/2024