UMA ANÁLISE DA IMAGEM FEMININA NO DISCURSO PRESENTE NO LIVRO EDUCAÇÃO PARA O LAR DO NORTE GOIANO
Alice Débora Resplandes Farias Sousa Araújo; Thiago Barbosa Soares
Resumo
Este estudo analisa um recorte do livro didático: Educação para o Lar, utilizado aproximadamente no intervalo vicinal de 1979 a 1989 no antigo norte goiano, da extinta disciplina Educação para o Lar, buscando os efeitos de sentidos sobre a função social da mulher transmitidos através do material didático. A necessidade constante da observação social, de sua modificação na linha do tempo e suas alterações, legitima a importância da contribuição deste trabalho trazendo uma das facetas sociais delimitada sobre a formação da imagem feminina na década de 1980. Para tanto, empregou-se as ferramentas da Análise do Discurso: condições de produção, formação imaginária e formações discursivas, fundamentando-se principalmente nos autores Pêcheux, Orlandi e Soares. Este artigo exercita as ferramentas da Análise do Discurso e, mesmo aos que não possuem o domínio dessa ciência e dentre os objetivos desta obra é que, ao se deparar com este trabalho, o leitor tenha um prévio e modesto conhecimento do grande aparato da Análise do Discurso e em como seus instrumentos viabilizam perceber o deslocamento de sentidos e discursos que fortificam a construção da identidade feminina no ensino básico no antigo norte goiano. A partir disso, obteve-se uma breve panorâmica sobre o cenário que determinava os comportamentos sociais femininos nas escolas públicas, segundo a educação das mulheres, legislação e mídia pertinentes ao assunto. Portanto, foi possível perceber os movimentos dos sentidos e como esses funcionam no interior da formação discursiva implicada a certas condições de produção.Este estudo analisa um recorte do livro didático: Educação para o Lar, utilizado aproximadamente no intervalo vicinal de 1979 a 1989 no antigo norte goiano, da extinta disciplina Educação para o Lar, buscando os efeitos de sentidos sobre a função social da mulher transmitidos através do material didático. A necessidade constante da observação social, de sua modificação na linha do tempo e suas alterações, legitima a importância da contribuição deste trabalho trazendo uma das facetas sociais delimitada sobre a formação da imagem feminina na década de 1980. Para tanto, empregou-se as ferramentas da Análise do Discurso: condições de produção, formação imaginária e formações discursivas, fundamentando-se principalmente nos autores Pêcheux, Orlandi e Soares. Este artigo exercita as ferramentas da Análise do Discurso e, mesmo aos que não possuem o domínio dessa ciência e dentre os objetivos desta obra é que, ao se deparar com este trabalho, o leitor tenha um prévio e modesto conhecimento do grande aparato da Análise do Discurso e em como seus instrumentos viabilizam perceber o deslocamento de sentidos e discursos que fortificam a construção da identidade feminina no ensino básico no antigo norte goiano. A partir disso, obteve-se uma breve panorâmica sobre o cenário que determinava os comportamentos sociais femininos nas escolas públicas, segundo a educação das mulheres, legislação e mídia pertinentes ao assunto. Portanto, foi possível perceber os movimentos dos sentidos e como esses funcionam no interior da formação discursiva implicada a certas condições de produção.
Palavras-chave
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Submitted date:
10/24/2024
Accepted date:
12/30/2024