SEXISM IN ENGLISH TEXTBOOKS: A CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS
Ana Paula Prestes de Moraes; Carolina Tonelotto Lorenzoni; Nicole Cavalli
Abstract
O presente estudo tem como objetivo analisar a unidade 4B do livro de Inglês como Língua Segunda American English File, intitulado “That’s a cool car!”, sob a ótica da análise crítica do discurso, com base na teoria de Fairclough (2003). O autor propõe que as práticas sociais são construídas por um sistema de ideologias que supostamente representam a sociedade. Nessa perspectiva, ao aplicar a teoria da ACD à unidade, será possível visualizar como a linguagem escolhida pelos autores do livro molda as práticas sociais, no que diz respeito ao tema do sexismo no ensino de inglês. O foco principal dessa análise será considerar os conceitos de Ideologia e Suposições de Fairclough, onde, por meio do discurso, é possível identificar a suposição disseminada de que as mulheres preferem carros pelas suas cores e praticidade, enquanto os homens preferem carros rápidos e caros, o que propaga uma ideologia de sexismo. Por fim, são apresentadas adaptações dos exercícios para desenvolver o pensamento crítico dos alunos sobre esse tema.
Keywords
Referencias
BRUCKHEIM, B.; PATEL, P. Men vs Female Driving Statistics. Bruckheim & Patel, 2022. Disponível em: https://www.brucklaw.com/male-vs-female-driving-statistics/. Acesso em: 6 jul. 2024.
FAIRCLOUGH, N. Language and Power. London: Longman, 1989.
FAIRCLOUGH, N. Critical Discourse Analysis: The Critical Study of Language. Routledge, 2013.
FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse: Textual Analysis for Social Research. Routledge, 2003.
HYUNDAIINDIA. Hyundai | International Women's Day | #BrakeOnStereotypes. Youtube, 8 mar. 2021. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=MO3Cd40MaRk. Acesso em: 8 jul. 2024.
LATHAM-KOENIG, C.; OXENDEN, C.; BOYLE, M. American English File. 2. ed.
Oxford University Press. Unidade 4B. Disponível em: https://dehkhodaedu.com/dl/AEFs/American%20english%20file%202nd%20edition%2 0student%20book%20starter.pdf. Acesso em: 6 jul. 2024.
LAZAR, M. M. Feminist Critical Discourse Analysis: Gender, Power and Ideology in Discourse. Palgrave Macmillan, 2007.
Submitted date:
12/03/2025
Accepted date:
12/04/2025