Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso
http://www.gestadi.periodikos.com.br/article/doi/10.5281/zenodo.15737143
Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso
Artigo

EFEITOS DE SENTIDO DE “VALOR” NO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ – DCE/PA

Marcos Salmo Silva de Lima

Downloads: 0
Views: 339

Resumo

Este artigo é um trabalho analítico-discursivo que visa identificar e compreender redes de enunciados sobre a escola e seu papel enquanto instituição fomadora de cidadãos plenos, tomados em sua condição de produção, possíveis de serem recuperadas no arquivo documental do Documento Curricular do Estado do Pará: educação infantil e ensino fundamental - DCE do estado do Pará elabordo em 2019. Para este estudo, nos filiamos à Análise do Discurso Materialista, fundada por Michel Pêcheux na década de 60, sendo esta uma disciplina de interpretação que intervém simultaneamente a teoria e a prática e envolve uma análise contextual das práticas discursivas de uma formação social. Em nosso caso, a prática discursiva educacional. O contexto histórico-político-social, em que os sujeitos estão inseridos, sejam eles professores, gestores, discentes, o proprio documento norteador, determina diretamente as ideologias presentes em um discurso sobre/da educaçao, do curriculo, enfim das praticas educativas em nossa sociedade.

Referencias

ACHARD, Pierre [1983]. Memória e produção discursiva do sentido. In: ACHARD, P. et al. (org.). Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999.

BARBOSA FILHO, Fábio R. Língua, arquivo, acontecimento: trabalho de rua e revolta negra na Salvador oitocentista. Campinas, São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, 2016. Instituto de Estudos da Linguagem. 213f.

INDURSKY, Freda. A análise do discurso e sua inserção no campo das ciências da linguagem. Cadernos do Instituto de Letras da UFRGS, n. 20, dez. de 1998, p. 07-21.

LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina. O caráter singular da língua na análise de discurso. Organon – Discurso, língua e memória. Instituto de Letras. UFRGS, v. 17, n. 35, 2003, p 189-200.

LIMA, Marcos S. S. A discursivização da docência (des)humana: saberes e sentidos em circulação no discurso pedagógico escolar / Marcos Salmo Silva de Lima. Tese (Doutorado) -- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS -- 2023. 178 f.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009.

PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2010. p. 159-250.

PÊCHEUX, Michel [1988]. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni P. Orlandi. 5. e. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 10. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

ORLANDI, E. P. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012b.

ORLANDI, E. P.; LAGAZZI, Suzy. Discurso e textualidade. São Paulo: Pontes, 2015.

ZANDWAIS, Ana. Discurso, texto e sentidos: um olhar para além das heranças positivistas. Organon, Porto Alegre, v. 30, n. 59, jul/dez, 2015, p. 71-84.


Submitted date:
24/05/2025

Accepted date:
25/06/2025

685bcd55a953951ffd1f1388 gestadi Articles
Links & Downloads

Gestadi

Share this page
Page Sections