“LORD, WHAT WILL BECOME OF ME, ONCE I’VE LOST MY NOVELTY?: UM ESTUDO SOBRE O ENVELHECIMENTO FEMININO NAS CANÇÕES “NOTHING NEW” E “SEVEN”
Raphaela Pereira Vidic Belisario, Carlos Renato Lopes
Resumo
O artigo, aqui, proposto pretende analisar como as questões de envelhecimento feminino estão difundidas nas músicas “Nothing New” do álbum Red (Taylor’s Version) lançado em 2022 e “Seven”, presente no álbum Folklore de 2020 da cantora-compositora estadunidense Taylor Swift. Além de buscar compreender como elas estão ligadas ao ideal social do feminino. A partir disso, investigamos como o entendimento das canções é capaz de refletir sentimentos universais do que é ser mulher e emoções recorrentes em mulheres, mesmo partindo de uma perspectiva particular. Para isso, analisaremos as canções considerando como a ideologia, a história e o inconsciente atravessam a linguagem pelas perspectivas da Análise do Discurso com base em Pêcheux (1997), da Psicanálise fundamentada em autores como Freud (2016), e das leituras feministas de Wolf (2018), Montell (2019) e Beauvoir (2009). Concluindo como as canções apresentam temáticas e linguajares compreendidos como femininos, além de perpetuar e questionar, inconscientemente, ideias de beleza, juventude e expectativas da mulher.
Palavras-chave
References
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Sérgio Millet. 2a. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Renato Aguiar.1a. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
FREUD. Sigmund; Maria Rita. Amor, sexualidade, feminilidade. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2024.
FREUD, Sigmund. Paulo César de Souza. Estudos sobre a histeria (1893-1895). Obras completas. v2. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
FREUD, Sigmund.Pedro Heliodoro Tavares. O poeta e o fantasiar. In: Arte, literatura e os artistas. Tradução:Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
KLEIN, Melanie. Andre Cardoso. Amor, culpa e reparação. In: Amor, culpa e reparação. São Paulo: Imago. 1996.
KLEIN, Melanie. Andre Cardoso. A personificação do brincar na infância In: Amor, culpa e reparação. São Paulo: Imago. 1996.
LAKOFF. Robin Tolmach. Language and woman's place. Oxford University Press: Oxford. 2004. p.39-103.
MACHIN. David. MAYR. Andrea. How to do critical discourse analysis: A multimodal introduction. 2023.
MONTELL. Amanda. Wordslut: A Feminist Guide to Taking Back the English Language. New York: Harper Wave. 2019.
NOTHING New (Taylor´s Version) (From the vault). Intérprete: Taylor Swift e Phoebe Bridges. Compositores: Taylor Swift e Jack Antonoff. In: SWIFT, Taylor. Red (Taylor´s Version). Compositores: Taylor Swift, Dan Wilson, Max Martin, Shellback, Liz Rose, Gary Lightbody, Jacknife Lee, Ed Sheeran, Maya Thompson, Patrick Monahan, Lori Mckenna, Mark Foster, Amound Bjorklund e Espen Lind. Intérprete: Taylor Swift. Los Angeles: Republic, 2021. CD, 22.
PÊCHEUX, Michel. Eni Orlandi Discursos e ideologia(s). In: Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Pontes, 1997, p. 141-186.
POVINELLI, Elizabeth A. Pragmáticas íntimas: Linguagem, subjetividade e gênero. Estudos feministas. Florianópolis, v. 24, ed. 1, janeiro-abril 2016.
SEVEN. Intérprete: Taylor Swift. Compositores: Taylor Swift e Aaron Dessner. In: SWIFT, Taylor. Folklore. Compositores: Taylor Swift, Jack Antonoff, Justin Vernon, William Bowery e Aaron Dessner. Intérprete: Taylor Swift. Los Angeles: Republic, 2020. CD, 7.
SONTAG, Susan. On women. New York: Picador, 2023. E-book.
SOUZA, Sérgio Augusto Freire de. Da análise automática do discurso ao discurso do sujeito do desejo: reflexões psicanalíticas sobre a teoria do discurso de Michel Pêcheux. E-book. Línguas e Instrumentos linguísticos, Campinas, julho/dez, 2019.
WOLF, Naomi. Waldéa Barcellos O mito da beleza: como as imagens da beleza são usadas contra mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
ZIZEK, Slavoj. Vera Ribeiro. Eles não sabem o que fazem: O sublime objeto da ideologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.
Submitted date:
06/02/2025
Accepted date:
07/16/2025