Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso
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Artigo

DA POLÍTICA À PLANIFICAÇÃO LINGUÍSTICA: UM OLHAR AO ENSINO BILÍNGUE EM ANGOLA

João Muteteca Nauege, Bruno Elidio Futia Mutambuleno

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Resumo

Com base em estudo documental e bibliográfico, a presente pesquisa procura analisar e discutir as políticas linguísticas em Angola, com realce para aquelas relacionadas com as línguas africanas de Angola e o papel político que essas línguas desempenham no contexto angolano. E, também, refletirir sobre o modelo de ensino bilíngue em face da realidade sociocultural de Angola, uma vez que as dinâmicas dos novos contextos impõem adaptação constante dos modelos de ensino. Por conta disso, a adoção de um modelo de ensino bilíngue revela-se necessária para colmatar as insuficiências nos alunos que têm o português como uma L2. Por isso, entendemos ser urgente a inserção efectiva das línguas angolanas no sistema escolar como línguas de ensino, respeitando as etapas propostas ao longo do presente estudo, por forma a conseguir-se, efectivamente, produzir bons resultados, dado que muitas crianças das zonas periféricas, nos primeiros anos de escolaridade, dominam bem as línguas nativas em detrimento do português.

Palavras-chave

Políticas linguísticas; Línguas nativas de Angola; Ensino bilíngue.

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Submetido em:
25/08/2025

Aceito em:
27/10/2025

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