O ETHOS DISCURSIVO COMO MARCA DE IDENTIDADE E PERSUASÃO: UMA ANÁLISE DO PERSONAGEM MATIAS CORDEIRO NA SÉRIE BOM DIA, VERÔNICA, CRIADA POR RAPHAEL MONTES E ILANA CASOY
Eduarda Moreira da Silva, Thiago Barbosa Soares
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar o discurso (AD) e a formação da identidade do personagem Matias Cordeiro da série brasileira Bom dia, Verônica criada por Raphael Montes e Ilana Casoy, publicada no ano de 2020 na plataforma da Netflix. Realizar essa análise permite compreender como a linguagem pode construir a identidade e contribuir com a formação do ethos discursivo do enunciador com os mecanismos da análise do discurso de linha francesa embasado no conceito do autor Dominique Maingueneau. A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo de natureza interpretativa e o corpus da análise será recortes de alguns capítulos da segunda temporada (2022) do seriado, onde o personagem usa o mecanismo da persuasão e a construção da identidade religiosa para mascarar o comportamento de opressão e os crimes cometidos contra mulheres em estado de vulnerabilidade
Palavras-chave
Referencias
FIORINDO, Priscila Peixinho. Ethos: um percurso da retórica à análise do discurso. Revista Pandora Brasil, n. 47, p. 1-17, out. 2012. ISSN 2175-3318.
HEINE, Adriana Angela. Análise de textos de comunicação: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
LOPES, Lucineide Matos; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. Ethos no discurso publicitário e os efeitos discursivos. Revista da ABRALIN, v. 20, n. 3, p. 858–873, 2021.
MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos Tradução de Luciana Salgado. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (Org.). Ethos discursivo São Paulo: Contexto, 2008.
MOREIRA, Hugo Daniel Rizolli; SILVA, Claudeci Martins da; ROSA, Renata Gerhardt Gomes. Entre simetrias, padrões e o belo: a percepção por meio de uma pesquisa interdisciplinar e colaborativa. In: SILVEIRA, Isabel Orestes; BRITO, Antônio Iraildo Alves de (org.). Cartografias do contemporâneo: múltiplas expressões. São Paulo: Paulus, 2022. p. 93–103.
SILVA, Valéria Crístian Soares Ramos; CASTRO, Alicyenne de Nazaré. O ethos discursivo como recurso argumentativo de influenciadores digitais para a venda de jogos de apostas on-line. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 17, n. 10, p. e9593, 2025.
SOARES, Thiago Barbosa. Uma força sem “origens”: o carisma em Saul Goodman. Caderno de Letras, Pelotas, n. 42, p. 393–405, jan./abr. 2022.
