13JAN

Qualis-Capes: B4

Gestadi atinge Qualis-CAPES B4 e consolida compromisso com a gestão de conhecimento qualificado

Criada em 2023, a Gestadi – Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso alcançou a classificação B4 no mais recente sistema Qualis-CAPES, resultado que evidencia a consistência e a seriedade das produções publicadas em seus primeiros anos de existência.

O reconhecimento reflete o empenho do corpo editorial, pareceristas e autores na consolidação de um espaço científico voltado à difusão de estudos e práticas que contribuem para o avanço da área de Análise do Discurso e Políticas linquísticas.

Com foco na gestão do conhecimento qualificado, a Gestadi reafirma seu compromisso com o rigor acadêmico, a ética editorial e a promoção do diálogo entre a pesquisa e as demandas concretas da gestão do conhecimento contemporâneo. O resultado obtido reforça o papel da revista como um veículo em ascensão no cenário acadêmico nacional.

Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso
http://www.gestadi.periodikos.com.br/article/doi/10.5281/zenodo.18185131
Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso
Artigo

A DISCURSIVIDADE E RELAÇÕES DE PODER DENTRO DO K-POP

Lívia Mara Freires

Downloads: 0
Views: 105

Resumo

Este artigo objetiva compreender de que modo as estruturas midiáticas cultivam e sustentam discursos dentro do pop coreano (K-pop). Para tanto, são utilizadas as teorias de Adorno e Horkheimer (1985) acerca da indústria cultural e a Análise do Discurso arqueológica proposta por Foucault (2008). O corpus da análise é constituído por uma matéria da Revista Quem (BRESSANI; PACILLIO, 2023), vinculada em meio digital, tomada como objeto empírico e ilustrativo das relações de poder e da coercitividade das formações discursivas no universo midiático. Isto posto, o artigo argumenta que os ideais de sucesso propagados pela indústria cultural e as formações hegemônicas não apenas atravessam os sujeitos, mas os constituem ativamente, internalizando valores específicos e naturalizando padrões. Dessa forma, o estudo evidencia o papel da mídia na reprodução de discursos que moldam os valores sociais e as subjetividades na contemporaneidade.

Palavras-chave

Análise do Discurso; Indústria cultural do K-pop; Formações discursivas; Foucault.  

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BERNARDO, F. C. S; LIMA; M. B. K-pop: a cultura popular coreana influenciando o Brasil. Salvador: Enecult, 2019.

BRESSANI, G.; PACILLIO, I. NCT 127, estrelas do K-Pop: "Somos eternos sonhadores". Revista Quem, 2023. Disponível em: <https://revistaquem.globo.com/capas/noticia/2023/02/nct-127-estrelas-do-k-pop-somos-eternos-sonhadores.ghtml>. Acesso em: 20 out. 2025

DIAS, M. T. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. 

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

MAINGUENEAU, D. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth. (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Tradução Freda Indursky. Campinas, SP. Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 3a edição, 1997.

MARTINS, G. H. B; GRECA, J. M. Potências híbridas: uma análise da cultura pop sul coreana como arte em campo ampliado na indústria cultural. Curitiba. R. Pesq. Artes, n. 16, p. 1-240, jan./jun. 2018. ISSN 2175-0769

SOARES, T. B.; CUTRIM, I. G.; BUTTURI, J. A. (orgs.). Mídia, Linguagem e Sociedade: espaços, corpos e vozes na atualização da resistência. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2020.

SOARES, T. B. Os limites da interpretação: uma reflexão sobre os usos da noção de discurso. Revista Ratio Integralis, Campanha, v. 3, n. 2, p. 175 - 184, jul./dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10401322.

SOARES, T. B. Percurso Discursivo: heterogeneidades epistemológicas aplicadas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.

SOARES, T. B. Voz, mídia e sucesso: sons, sentidos e sociedade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2024.


Aceito em:
08/01/2026

695f9f75a9539521742c08d3 gestadi Articles
Links & Downloads

Gestadi

Share this page
Page Sections