NOTÍCIAS NEGATIVAS EM CENA: A LÓGICA DA BILHETERIA NA PERSONAGEM LAURA HARRISON, DA SÉRIE SENNA
Jhoici Paulina Oliveira
Resumo
O artigo analisa como notícias negativas se tornam um “produto que dá bilheteria” a partir dos enunciados da jornalista fictícia Laura Harrison, na minissérie Senna, da Netflix, centrando-se nas entrevistas com o piloto Ayrton Senna. Com base na Análise do Discurso de linha pecheuxtiana, especialmente nas noções de formação discursiva, ideologia e sujeito, o estudo toma recortes enunciativos da personagem como materialidade para observar de que modo o conflito, a rivalidade e as tensões nos bastidores são privilegiados em detrimento das vitórias e comemorações do piloto. A análise, de caráter qualitativo, mostra que as perguntas e interpelações de Laura atualizam uma formação discursiva midiático-mercantil, que trata o negativo como mercadoria simbólica capaz de atrair audiência e produzir lucros. Os resultados indicam que a preferência por notícias de teor depreciativo não pode ser reduzida a um traço moral individual dos sujeitos, mas se articula a formações ideológicas que atravessam tanto a mídia quanto a sociedade, para as quais “rivalidade dá bilheteria” e organiza o modo como certos acontecimentos se tornam visíveis e narráveis.
Palavras-chave
References
ADORNO, Theodor W., 1903-1969. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução, Guido Antonio de Almeida. - Rio de Janeiro : J. Zahar, 1985.
AYRTON SENNA (BIOGRAFIA). Wikipédia https://pt.wikipedia.org/wiki/Senna_(miniss%C3%A9rie), acessado em 25/03/2025.
AYRTON SENNA E SUA RELAÇÃO COM A IMPRENSA. https://ge.globo.com/motor/formula-1/livio-oricchio/noticia/conheca-um-pouco-mais-de-senna-a-partir-da-sua-relacao-com-a-imprensa-e-reveladora.ghtml, acessado em 26/03/2025.
ALAIN PROST (biografia) https://www.google.com/search?q=alain+prost&sca_esv=, acessado em 04/12/2025
ORLANDI, Eni P. Michel Pechêux e a Análise do Discurso. Estudos da Língua(gem). Vitória da Conquista. Nº01, pág. 9 – 13, Junho/2005.
PÁDUA, Elisabete. Metodologia da Pesquisa. Abordagem Teórico-Prática. Papirus Editora. 18º Ed. São Paulo, 2016.
QUEM É A REPÓRTER LAURA HARISSON QUE APARECE NA SÉRIE SOBRE SENNA, DA NETFLIX. https://www.metropoles.com/entretenimento/televisao/quem-e-a-reporter-laura-harrison-que-aparece-na-serie-sobre-senna, acessado em 26/03/2025.
PECHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccnelli et al. 4º ed - Campinas, SP. Editora da Unicamp, 2009.
REIS, Simone Bispo. BOUCHER, Damião, SOARES, Thiago. Possibilidade de leitura e interpretação do gênero discursivo charge: reflexões orientadas pela análise do discurso francesa. v. 9 n. 1 (2025): Multidebates. Disponível em: https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/756. Acesso em: 8 jan. 2026.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. Ed. Cultrix. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. 28ª impressão, 2012.
SENNA [Série]. Direção: Vicente AMORIM. [S.l.]: Netflix, 2024. 6 episódios. Disponível em: www.netflix.com. Acesso em: 10 fev. 2025.
SOARES, Thiago Barbosa. Percurso Discursivo: heterogeneidades epistemológicas aplicadas. Pontes Editores. 1º Ed, 2022.
VÍCIO EM LER NOTÍCIAS TRÁGICAS GANHA FORÇA COM AS REDES SOCIAIS. https://veja.abril.com.br/comportamento/vicio-de-ler-compulsivamente-noticias-tragicas-ganha-forca-com-as-redes/, acessado em 26/03/2025.
Accepted date:
01/08/2026
