13JAN

Qualis-Capes: B4

Gestadi atinge Qualis-CAPES B4 e consolida compromisso com a gestão de conhecimento qualificado

Criada em 2023, a Gestadi – Revista de Gestão e Administração Pública alcançou a classificação B4 no mais recente sistema Qualis-CAPES, resultado que evidencia a consistência e a seriedade das produções publicadas em seus primeiros anos de existência.

O reconhecimento reflete o empenho do corpo editorial, pareceristas e autores na consolidação de um espaço científico voltado à difusão de estudos e práticas que contribuem para o avanço da área de gestão pública e de políticas administrativas.

Com foco na gestão do conhecimento qualificado, a Gestadi reafirma seu compromisso com o rigor acadêmico, a ética editorial e a promoção do diálogo entre a pesquisa e as demandas concretas da administração pública contemporânea. O resultado obtido reforça o papel da revista como um veículo em ascensão no cenário acadêmico nacional.

Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso
http://www.gestadi.periodikos.com.br/article/doi/10.5281/zenodo.18248464
Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso
Artigo

FORMAÇÃO DISCURSIVA DO SUL GLOBAL: A DETERMINAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO DE LULA NA 78ª ASSEMBLEIA GERAL DA ONU

Zukleia Pereira Cabral Cipriano

Downloads: 0
Views: 52

Resumo

Este estudo propõe a Análise do Discurso (AD) de linha francesa, formulada por Michel Pêcheux, como arcabouço teórico e metodológico para analisar o pronunciamento do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 19 de setembro de 2023. A pesquisa, classificada como qualitativa, de natureza interpretativa, consta para investigar como o sujeito-Lula se constitui discursivamente e de que maneira os enunciados presidenciais se inscrevem em uma Formação Discursiva (FD), determinada pela ideologia e pela história. Para tal, o foco analítico reside na operacionalização das categorias de Pré-construído, Metáfora, Paráfrase e/ou Posição-sujeito. A análise evidencia que a retomada de slogans como “o Brasil está de volta” atua como um mecanismo de Paráfrase que busca reinscrever o país na cena internacional a partir de uma formação ideológica antiliberal. Demonstra-se, por fim, um discurso que reafirma a Formação Discursiva do Sul Global, em que o enunciador se configura como porta-voz de um novo alinhamento geopolítico e que desvenda a luta ideológica.

Palavras-chave

Análise do Discurso; Michel Pêcheux; Formação Discursiva; Geopolítica; Luiz Inácio Lula da Silva.

Referencias

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

 

BRASIL. Presidência da República. Discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU. Nova York, 19 set. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/discursos-e pronunciamentos/2023/discurso-do-presidente-luiz-inacio-lula-da-silva-na-abertura-da-78a-assembleia-da-onu. Acesso em: 17 out. 2025.

 

CNN Brasil. Guerra em Gaza contribuiu para pico de pessoas deslocadas no mundo, diz ONU. São Paulo, 13 jun. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/guerra-em-gaza-contribuiu-para-pico-de-pessoas-deslocadas-no-mundo-diz-onu/. Acesso em: 20 out. 2025.

 

CNN Brasil. Alterações climáticas vão provocar mais deslocamentos na América, alerta ONU. São Paulo, 20 jun. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/alteracoes-climaticas-vao-provocar-mais-deslocamentos-na-america-alerta-onu/. Acesso em: 20 out. 2025.

 

COURTINE, J-J. Análise do discurso político. São Carlos: Editora UFSCar, 2014.

 

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Organização Sírio Possenti e Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola, 2008.

 

MULTILATERALISMO. In: AULETE Digital. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, [s.d.]. Disponível em: https://www.aulete.com.br/multilateralismo. Acesso em: 19 out. 2025.

 

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. A soltura de Julian Assange e a luta pela liberdade de imprensa. [S.l.], 4 jul. 2024. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/justica/a-soltura-de-julian-assange-e-a-luta-pela-liberdade-de-imprensa/. Acesso em: 20 out. 2025.

 

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Unicamp, 2007.

 

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2015.

 

ORLANDI, Eni Puccinelli.  Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi [et al.]. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009.

 

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Organização de Charles Bally e Albert Sechehaye; colaboração de Albert Riedlinger. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

 

SOARES, Thiago Barbosa. Percurso linguístico: conceitos, críticas e apontamentos. Campinas: Pontes, 2018a.

SOARES, Thiago Barbosa. Sucesso: discursos contemporâneos de capitalização dos sujeitos. In: SOARES, Thiago Barbosa (Org.). Múltiplas perspectivas em Análise do Discurso: objetos variados. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018b.

 

SOARES, Thiago Barbosa. Sentidos da voz: uma análise das unidades de discurso presentes no campo da oratória. Humanidades & Inovação. v. 6, n. 8, 2019. Disponível em: hptts://revista.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/929. Acesso em: 10 out. 2025.

 

SOARES, Thiago Barbosa. Percurso discursivo: heterogeneidades epistemológicas aplicadas. Campinas, SP: Pontes Editores.

 


Accepted date:
14/01/2026

6967e287a953956985672a03 gestadi Articles
Links & Downloads

Gestadi

Share this page
Page Sections