SENTIDOS MIDIÁTICOS DA VOZ DE SUCESSO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Thiago Barbosa Soares
Resumo
Este artigo analisa dizeres sobre vozes de sucesso no interior da mídia brasileira contemporânea. Mais precisamente, a partir do emprego do referencial teórico e metodológico da Análise do Discurso, descrevemos e interpretamos o processo de produção de sentidos em enunciados constituídos e formulados pelo discurso midiático que trata manifestamente da voz de sujeitos cujo sucesso decorre em princípio de seu desempenho vocal. Ante esse quadro, investigamos na constituição do discurso do sucesso o que se diz da voz, como a voz é enunciada e as características no tratamento dispensado à voz daqueles que figuram no atual mundo midiático. Para tanto, contamos com dois textos do jornal Folha de S. Paulo, um de 2011 e outro de 2012. A análise desses aponta para a existência de um discurso midiático que se estrutura a partir de efeitos em torno de vozes de sucesso construídas para sua disseminação e consumo no espaço social.
Palavras-chave
Referências
ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: ADORNO, T. W. Textos escolhidos. Trad. Luiz João Baraúna e João Marcos Coelho. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.
ALTHUSSER, A. Aparelhos Ideológicos do Estado: Notas sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado. Trad. Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. 6 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
ANGENOT, M. O discurso social e as retóricas da incompreensão: consensos e conflitos na arte de (não) persuadir. Carlos Piovezani (org.) São Carlos, SP: EdUFSCar, 2015.
BARTHES, R. O rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 49 ed. São Paulo: Cultrix, 2013.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. 2 ed. Trad. Ângela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2015.
FARGE, A. Essai pour une histoire des voi: au dix-huitième siècle. Paris: Bayard, 2009.
FERREIRA, L. A. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010.
FIERA, L. O jornalismo econômico da Folha de S. de Paulo: as decisões do Copom, as fontes e seus vínculos durante o governo Lula (2003). In: JOSÉ; NETO;
FLORES, V. N. A voz, essa “cabeça de Medusa”. In: MELISKA, M. E.; SOUZA, P. (Orgs.). Abordagens da voz a partir da Análise de Discurso e da Psicanálise. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 119-133.
HENRY, P. Construções relativas e articulações discursivas. Trad. João Wanderley Geraldo e Celene Margarida Cruz. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, n.19, p. 43-64, jul./dez. 1990.
HERNANDES, N. A mídia e seus truques: o que jornal, revista, tv, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.
HISTÓRIA DA FOLHA. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/historia_folha.htm#:~:text=A%20hist%C3%B3ria%20da%20Folha%20come%C3%A7a,da%20%22Folha%20da%20Noite%22.&text=Em%201%C2%BA%20de%20janeiro%20de,Paulo. Acesso em: 17 dez. 2020.
NASCIMENTO (Orgs.). Fontes e vozes no jornalismo econômico. Palmas, TO: EDUFT, 2020.
MORENO, R. A beleza impossível: mulher, mídia e consumo. São Paulo: Ágora, 2008.
ORLANDI, E. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
ORLANDI, E. Eu, Tu, ELe - Discurso e real da história. 2 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi et. al. 4 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania S. Mariani [et. al.] 4 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010. 58-158.
PÊCHEUX, M. Língua, linguagem, discurso. In: PIOVEZANI, C; SARGENTINI, V. (orgs.). Legados de Michel Pêcheux inéditos em análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011.
POIZAT, M. Vox populi, vox Dei: voix et pouvoir. Paris: Métailié, 2001.
SOARES, T. B. Discursos do sucesso: a produção de sujeitos e sentidos do sucesso no Brasil contemporâneo. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.
SOARES, T. B. Percurso linguístico: Conceitos, críticas e apontamentos. Campinas, SP: Pontes, 2018.
SOARES, T. B. Uma análise dos dizeres sobre a voz de sucesso midiático. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, SP: v.62, 2020. p. 1-17.
SOARES, T. B.; BOUCHER, D. F. A estética do sucesso vocal: discursos engendrados na construção de vozes de sucesso midiático. Anuário de Literatura, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 101-118, 2020.
Submetido em:
04/08/2023
Revisado em:
04/08/2023
Aceito em:
04/08/2023