POSTULAÇÕES E FAKE NEWS: OS EFEITOS DE “VERDADE” NOS DISCURSOS MIDIÁTICOS
Damião Francisco Boucher; Thiago Barbosa Soares
Resumo
Nesse artigo, propomos um percurso descritivo-interpretativo acerca das redes de dizeres sobre as fake news. Estas redes se constituem através da mídia e se estabelecem como força mantenedora de um imaginário no qual os sentidos de verdade mostram-se estabilizados. Para alcançarmos nossa propositura, utilizamos o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso para examinar como os discursos sobre as fake news fazem funcionar seus efeitos e, por conseguinte, projetar a verdade como sendo uma propriedade particular do campo intelectual, um produto exclusivamente institucional. O corpus é constituído por trechos da matéria do Blog do Google Brasil (2022) com o título “PL 2630 pode aumentar desinformação online e prejudicar usuários” e de outros sites de notícias como G1 (2022) e Uol (2022). Portanto, encontramos em campos sociais distintos a mesma preocupação acerca da apropriação da verdade refletindo as possíveis e prováveis contribuições desta pesquisa para a compreensão dos efeitos de reafirmação e da verdade como um bem comercializável.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
04/08/2023
Revisado em:
04/08/2023
Aceito em:
04/08/2023