O DISCURSO MILITAR: UMA ANÁLISE ACERCA DO ETHOS E DA CENA DA ENUNCIAÇÃO NA PROPAGANDA MILITAR RUSSA (2022)
Paula Ramos Ghiraldelli; Thiago Barbosa Soares
Resumo
A presente pesquisa constitui-se de uma análise discursiva da propaganda de recrutamento do exército russo, de 2022, disposta por veículos governamentais. Tal objeto foi investigado através de dois conceitos estipulados pela Análise do Discurso, o de cena da enunciação e o de ethos discursivo (MAINGUENAU, 1996; 2004; 2008; 2015). O intuito da análise é promover a discussão e a compreensão acerca das suas condições de produção e suas características relacionadas à projeção dos sujeitos discursivos, aspectos expressos pelo discurso e evidenciados a partir de efeitos de sentido gerados. A partir disso, verificou-se como esses elementos corroboram determinada postura ideológica governamental. A relevância do estudo reside na natureza ideológica do discurso, que permite estabelecer um recorte social através do exame de características sociais, histórica e ideológicas em uma dada sociedade em um determinado tempo. Sobre o delineamento da cena, no objeto, verificou-se que o quadro cênico (MAINGUENEAU; 2004) corresponde a uma propaganda militar e a que cenografia dispõe de elementos cinematográfico, promovendo o surgimento da figura do herói militar protagonista. A figura desse herói corresponde à imagem de si do enunciador, o ethos que, por meio de características físicas e psicológicas, se encaixa no estereótipo militar de um indivíduo do sexo masculino russo, jovem, branco, forte, obediente, focado, disposto a ter êxito pela pátria, ignorando sua subjetividade, dores e emoções, dentro de concepções patriarcais, elitistas, sexistas e coletivistas. Por esses aspectos, a propaganda russa mostrou-se com tom ideológico altamente incisivo, e essa materialização no discurso russo encontra-se ligada ao contexto de guerra que o país está inserido.
Palavras-chave
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Submetido em:
04/08/2023
Revisado em:
04/08/2023
Aceito em:
04/08/2023