13JAN

Qualis-Capes: B4

Gestadi atinge Qualis-CAPES B4 e consolida compromisso com a gestão de conhecimento qualificado

Criada em 2023, a Gestadi – Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso alcançou a classificação B4 no mais recente sistema Qualis-CAPES, resultado que evidencia a consistência e a seriedade das produções publicadas em seus primeiros anos de existência.

O reconhecimento reflete o empenho do corpo editorial, pareceristas e autores na consolidação de um espaço científico voltado à difusão de estudos e práticas que contribuem para o avanço da área de Análise do Discurso e Políticas linquísticas.

Com foco na gestão do conhecimento qualificado, a Gestadi reafirma seu compromisso com o rigor acadêmico, a ética editorial e a promoção do diálogo entre a pesquisa e as demandas concretas da gestão do conhecimento contemporâneo. O resultado obtido reforça o papel da revista como um veículo em ascensão no cenário acadêmico nacional.

Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso
http://www.gestadi.periodikos.com.br/instructions
Gestadi - Revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso

Instruções e Políticas

A Gestadi recebe textos em fluxo contínuo, priorizando contribuições que dialoguem criticamente com os estudos da linguagem e com práticas educativas em diferentes contextos. As submissões devem seguir as normas da revista e utilizar o modelo disponibilizado em Modelo de Artigo, condição fundamental para o encaminhamento à avaliação. As submissões podem ser feitas por meio do formulário eletrônico ou pelo e-mail oficial da revista, conforme indicado na página de submissões.

O processo de avaliação dos trabalhos submetidos ocorre em duas instâncias. Em um primeiro momento, os organizadores do número temático e a Comissão Editorial realizam uma avaliação preliminar da pertinência do conteúdo em relação ao escopo da revista e à política editorial, bem como da adequação ao gênero proposto e às normas de publicação, podendo o texto ser rejeitado nessa etapa. Em seguida, os trabalhos aprovados preliminarmente são encaminhados para dois pareceristas da Comissão Consultiva, em avaliação por pares, que emitem parecer de aprovado, aprovado com ressalvas ou reprovado, sendo publicados apenas os textos aprovados pelos dois pareceristas (inclusive aqueles com ressalvas, desde que atendam às modificações solicitadas); em caso de divergência, um terceiro parecer é solicitado.

Comprometida com a ética na comunicação científica, a Gestadi adota as diretrizes estabelecidas na “Resolução 01/2025 FEANPOLL” (https://anpoll.org.br/forumeditores/2025/10/28/feanpoll-aprova-resolucao-01-2025-define-diretrizes-eticas-para-publicacoes-cientificas-em-linguistica-e-literatura/), que define parâmetros éticos para publicações em Linguística e Literatura, como transparência nos processos editoriais, integridade na pesquisa e respeito às autorias. A revista também toma como referência o material “Boas práticas editoriais em revistas” do Ibict (https://manuelzao.ibict.br/boas-praticas-editoriais-em-revistas/), que orienta sobre a gestão responsável da revista, a prevenção de más condutas e a qualificação dos fluxos de trabalho editoriais. Tais documentos norteiam as decisões da editoria e reforçam o compromisso com a qualidade, a responsabilidade e a transparência na condução do periódico.

Em sintonia com as discussões contemporâneas sobre comunicação científica, a Gestadi acompanha e se inspira nas recomendações apresentadas na cartilha “Publicação Contínua em Periódicos Científicos: convite à reflexão editorial”, publicada pelo Ibict (https://www.gov.br/ibict/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2025/maio/ibict-lanca-cartilha-publicacao-continua-em-periodicos-cientificos-convite-a-reflexao-editorial). Essa reflexão contribui para o aprimoramento dos processos editoriais, favorecendo maior agilidade na divulgação dos resultados de pesquisa e estimulando uma cultura de atualização permanente das práticas da revista. A aproximação com o modelo de publicação contínua se articula às demandas da comunidade científica por maior visibilidade e circulação dos textos.

A revista Gestadi encontra-se indexada no Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Miguilim/Ibict), o que amplia sua visibilidade no cenário nacional e possibilita a pesquisadores/as de diferentes regiões o acesso aos conteúdos publicados. Essa indexação fortalece o papel da revista como espaço qualificado de divulgação científica em Ciências da Linguagem e educação, contribuindo para a consolidação e a expansão da produção acadêmica na área.

Diretrizes para Autores

Atenção:

Os dados sobre o(s) autor(es) devem ser inseridos na inclusão dos metadados, no momento da submissão. Deve conter informações como: e-mail, titulação, instituição em que se titulou e a qual está vinculado, bem como outras informações que o autor achar importante.

Não serão aceitos artigos que não inserirem os dados completos sobre os autores nos metados do artigo e no cadastro da revista. Os artigos que não atenderam as normas da revistas serão automaticamente recusados pela comissão editorial. 

1. Os artigos devem ser submetidos através do site da Revista, através de login e senha, no link Submissões.

2. Os trabalhos deverão ser inéditos e poderão ser redigidos em português, alemão, espanhol, francês, inglês e Libras (SignWriting).

3. Os artigos deverão ter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 25 páginas. As referências, os apêndices e anexos não serão computados nessa contagem.

4. As resenhas deverão ter, no mínimo, 3 páginas e, no máximo, 5 páginas. Serão aceitas resenhas de livros publicadas no Brasil nos últimos 2 anos e, no exterior, nos últimos 3 anos.

5. Os trabalhos devem apresentar as seguintes características: devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12; folha A4; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e inferior de 2,5cm e as margens direita e esquerda de 3,0cm, parágrafo 1,25 cm.

6. A primeira página do texto deve conter o título do trabalho em língua portuguesa, só as letras iniciais em maiúscula, centralizado, negrito. Uma linha abaixo do título, deve ser inserido o título em língua inglesa, centralizado, somente as letras iniciais em maiúscula. Os títulos devem ter fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm.

7. Os artigos não devem conter identificação dos autores, pois a revista adota a avaliação cega por pares. Os dados sobre o(s) autor(es) devem ser inseridos na inclusão dos metadados, no momento da submissão. Deve conter informações como: e-mail, titulação, instituição em que se titulou e a qual se vinculado, bem como outras informações que o autor achar importante.

8. Os artigos devem conter Resumo e Abstract, com, no mínimo, 150 palavras e, no máximo, 250 palavras, espaçamento entre linhas simples, fonte Times New Roman, tamanho 11, sem adentramento, em um único parágrafo, que devem vir duas linhas após a identificação do autor. Logo após o resumo devem constar as palavras-chaves e keywords (mínimo de três e máximo de cinco) separadas por ponto e vírgula. Uma linha após as palavras-chaves deve vir o Abstract seguido de Keywords (mínimo de três e máximo de cinco). Os autores poderão incluir, além dos resumos em inglês e português, resumos em outras línguas como alemão, espanhol, francês e Libras (SignWriting).

9. Para citações bibliográficas no texto, usar os seguintes sistemas: (AUTOR, data, página), ou quando o autor já foi citado somente (data, página). Os títulos das obras citadas devem estar em itálico. Ex.: (LISPECTOR, 1981, p. 12) ou, Lispector…. (1981, p. 12).

10. Os títulos das seções devem ser numerados com algarismos arábicos, sem numerar a introdução, conclusão e referências. Todos os títulos das seções, inclusive introdução, conclusão e referências, deverão estar alinhados à esquerda e em negrito. Não inserir parágrafo ou espaços após os subtítulos.

11. Citações com até três linhas devem aparecer no corpo do texto, entre aspas duplas, na mesma fonte do corpo do texto. Citações com mais de três linhas devem vir em bloco, espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 10, com recuo de 3 cm da margem esquerda do texto.

12. As notas de rodapé devem aparecer no pé da página, em fonte Times New Roman, fonte 10, espaço simples e sem adentramentos. As citações em língua estrangeira no corpo do texto deverão ser traduzidas nas notas de rodapé.

13. Tabelas, imagens e gráficos devem ser centralizadas, com uma legenda numerada com algarismos arábicos. As legendas devem conter a fonte das imagens, mesmo que seja do autor. As tabelas devem ter fonte Times New Roman, tamanho 10.

14. Apêndices e anexos devem vir após as referências, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.

14. As referências devem aparecer no final do texto, em ordem alfabética, e devem obedecer às normas da ABNT.

Livro: SOBRENOME, Nome do Autor (somente as iniciais maiúsculas). Título da obra em itálico. Tradução. Edição. Local de publicação: editora, ano de publicação.

Em caso de mais de um autor, utilizar ponto e vírgula entre o nome dos autores. Em caso de o artigo citar duas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmoano, deve-se utilizar a diferenciação por meio da inserção de letras sequenciais após a data (1991a, 1991b, 1991c, etc), tanto no texto quanto nas referências.

Ex. EAGLETON, T. Teoria da Literatura: uma introdução. Tradução Waltensir Dutra. 5ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Capítulo de Livro: SOBRENOME, Nome do Autor (somente as iniciais em maiúsculo). Título do capítulo. Seguida da Preposição In: SOBRENOME, Nome do Autor (somente as iniciais). (Org.), se necessário. Título da obra em itálico. Tradução. Edição. Local de publicação: editora, ano de publicação.

Em caso de mais de um autor, utilizar ponto e vírgula entre o nome dos autores.

Ex.: RESENDE, A. M. Paradigmas do ato tradutório. In: CARVALHAL, T. F.; REBELLO, L. S. e FERREIRA, E. F. C. (Orgs.) Transcriações: teoria e práticas. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2004.

Periódicos: SOBRENOME, Nome do Autor (somente as iniciais em maiúsculo). Título do Artigo. Nome do Periódico em itálico. Volume (Vol.), Número (N.), número das páginas, data de publicação.

Em caso de mais de um autor, utilizar ponto e vírgula entre o nome dos autores.

Ex.: PETERSON, J. M.; SILVA, A. O Sujeito em Movimento: Pós-Moderno, Migrante e Transnacional. Letras de Hoje. Vol. 59, N. 2, p. 179-184, abr.-jun. 2015.

 

Código de Conduta e Boas Práticas

A revista Gestadi segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender a essas diretrizes: para conhecimento do Código, consulte o texto original em inglês ou sua tradução para o português.

Os autores de artigos devem utilizar o modelo disponível em Modelo de Artigo.

 

As submissões devem ser feitos através do formulário abaixo:

https://forms.gle/5n7MwXyfGpwoyww4A


Gestadi

Share this page
Page Sections