ENTRE OS MUROS DA ESCOLA: REFLETINDO O CURRÍCULO, A GESTÃO E A POLÍTICA EDUCACIONAL E SUAS CONEXÕES NO DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DA FORMAÇÃO ESCOLAR
Isabella Cristina Morais do Nascimento, Letícia Cardoso Leal, Lukas Nascimento Santana
Resumo
O currículo, a gestão e a política são elementos fundamentais para a construção de uma educação democrática, pois essa tríplice, sendo exercida no ambiente escolar, demonstra que a instituição sabe o caminho que está a percorrer. Nesse sentido, tem-se como objetivo, neste trabalho, abordar o papel do currículo, da gestão e da política no âmbito educacional, sobretudo, na escola. Para tanto, o estudo foi desencadeado a partir das reflexões de Sacristán (2000), Tadeu (2011) e Rocha, Silveira e Oliveira (2016), Paro (2016), et. al. De início, discutir-se-á a educação atual, voltando o olhar ao contexto escolar. Posteriormente, será analisado o conceito de currículo, gestão e política, refletindo sua importância nas instituições de ensino. Por fim, defender-se-á a existência dessa tríplice na escola, de modo que “cada uma tenha o seu”. Nesse ínterim, o corpus deste trabalho é composto por textos teóricos os quais abordam o currículo, a gestão e a política educacionais. Assim sendo, os resultados deste estudo demonstram que é de fundamental importância a existência de um currículo que seja exercido na prática escolar, de uma gestão que haja democraticamente, pois, assim, as políticas educacionais passam a ser visíveis e vividas no referido âmbito educacional.
Palavras-chave
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Submitted date:
09/16/2023
Accepted date:
11/23/2023